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IN PRESS COOL 2ª Edição

Programa de promoção da literacia mediática em jovens: uma abordagem focada na imprensa regional 

2ª edição do programa arranca dia 12 de fevereiro de 2021

 

O que nos move?

  • A literacia mediática foi uma das prioridades da resolução final do 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses, realizado em Lisboa no início de 2017. 
     
  • Em janeiro de 2019, o ministro da Educação revelava terem sido investidos 10 mil euros num projeto-piloto para formação de professores sobre Literacia dos Media em 40 agrupamentos escolares e assumiu querer alargar a iniciativa a mais escolas, em colaboração com o Sindicato de Jornalistas e Cenjor. O projeto-piloto teve início com jornalistas e académicos portugueses a orientar formação a professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Secundário em escolas do Porto, Faro, Évora, Lisboa e Águeda (100 docentes de 40 agrupamentos do país na primeira fase que se estende até dia 31 de agosto de 2020). 
     
  • Estudos europeus de 2014 e 2015 demonstram que a perceção da credibilidade das notícias é relativamente baixa nos portugueses. Em 2018, o Media Literacy Index do Open Society Institute, da Bulgária, colocava Portugal no 15.º lugar entre 35 países europeus — com 59 pontos, num ranking liderado pela Finlândia (76 pontos) — índice que tem em conta questões como a liberdade de imprensa ou os níveis de literacia. 

 

Finalidade 

No dia 12 de fevereiro de 2020, data em que se assinalavam 106 anos do Notícias de Gouveia, foi apresentado aos alunos do AEG -Agrupamento de Escolas de Gouveia (2º, 3º ciclos e secundário) o programa de literacia mediática do NG que pretendia oferecer aos alunos destes anos letivos uma assinatura digital.

IN-PRESS-COOl assim se chama o projeto que foi generosamente acolhido pela direção do agrupamento escolar, pressupondo que a gratuitidade tem como objetivo levar os (as) alunos (as) a ler jornais, nomeadamente os regionais, perspetivando o conhecimento sobre o que são notícias e reportagens, numa lógica de combate às ‘fake news’ e à iliteracia mediática. Também nos meios locais, regionais, há muita desinformação e o NG pretende em colaboração com o AEG, mudar este paradigma.

Seguimos, por isso, o exemplo do jornal ‘Público’, a quem demos a conhecer esta nossa vontade (através do seu diretor Manuel Carvalho) e oferecemos assinaturas digitais aos alunos dos 2º, 3º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Gouveia. Recordamos que o jornal ‘Público’ associou-se a nove empresas para oferecer assinaturas digitais a alunos finalistas ou de mestrado integrado de determinados cursos de universidades públicas e privadas de todo o país, ao abrigo do projecto PSuperior, projeto que foi lançado a 20 de novembro de 2019. A ideia é, segundo este jornal, alertar os jovens para a desinformação e para as fake news, num momento em que o que lhes é mais facilmente acessível são as notícias que caem no feed das redes sociais que utilizam e que nem sempre são de fonte fidedigna. Esta iniciativa foi aplaudida pelo Presidente da República por ocasião da entrega dos Prémios Gazeta 2018. 

 

Porque é que eu havia de querer ser assinante do NG? (10 bons motivos) 

  1. Ficas a saber tudo o que se passa na tua terra;
  2. Aprendes a distinguir a verdade da mentira, as chamadas fake news; 
  3. Começas a ganhar o hábito de ler, ou seja, vais ter notas mais altas a português; 
  4. Contribuis para integrar a educação para a literacia dos media no teu currículo;
  5. Reconheces a literacia mediática como vital para uma sociedade livre e democrática;
  6. Aprendes a pensar criticamente;
  7. Podes tomar decisões mais informadas na tua vida diária; 
  8. Compreendes as dinâmicas do sítio onde nasceste e vives;
  9. Passas a ter consciência da diversidade e riqueza cultural da região;
  10. Poderás consultar o Notícias de Gouveia, um jornal com mais de 100 anos de vida, sempre que quiseres, à hora que quiseres. 

 

Como funciona? Queres receber a assinatura gratuita?

Após efetuares o registo com o email escolar no nosso site, deves aguardar e passado o prazo máximo de 48h terás acesso ao “Notícias de Gouveia” em versão digital. A docente responsável na escola para esclarecer qualquer dúvida é a professora Elsa Pinto, que poderás contactar através do e-mail: elsa.pinto@esgouveia.pt. Já no Notícias de Gouveia, a diretora do jornal fica responsável por responder a qualquer dúvida que tenhas e podes contactá-la através do email: lilianacarona@abpg.pt

Nota: O NG tem o limite máximo de 50 novas assinaturas por ano, oferecidas a alunos do Agrupamento Escolar de Gouveia, que nunca tenham sido assinantes do jornal centenário. 

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