NOTÍCIAS DE GOUVEIA - O SEU JORNAL ONLINE

ESTATUTO EDITORIAL

 

No cumprimento da norma dispositiva do Art.º 17.º, n.º 3, da Lei 2/99 de 13 de janeiro, é publicado o Estatuto Editorial do Notícias de Gouveia.

 

O Notícias de Gouveia, propriedade da Associação de Beneficência Popular de Gouveia, é um jornal regional, com periodicidade trimensal, concebido, preparado e editado em Gouveia.

 

Na génese da sua matriz, consagra um princípio fundamental que o acompanhará enquanto meio de comunicação social escrita: o de se arvorar Defensor dos Interesses da Região. Nesta qualidade, dirige-se primordialmente a todos os gouveenses, sejam os residentes em Gouveia, sejam todos aqueles, que se encontram espalhados pelos mais diversos pontos do país e do mundo. Por força desta vertente e inerente a tal condição, propõe-se constituir um forte elo de ligação entre as muitas comunidades de gouveenses espalhadas pelo território nacional e no estrangeiro.

 

Na sua preparação e conceção, orienta-se por critérios de rigor e de objetividade, com o máximo respeito pela verdade jornalística e pela independência absoluta no tratamento das questões abordadas, sem dependências ou subserviências de qualquer espécie, seja a interesses ou grupos económicos, sociais, políticos ou ideológicos. Procurará assegurar, em quaisquer circunstâncias, não só o respeito pelos princípios deontológicos, inerentes a esta atividade, como pela ética profissional dos seus jornalistas e colaboradores, em benefício do respeito e da boa-fé dos leitores.

 

Em síntese, assume integralmente um padrão de comportamento e de enquadramento definido por critérios editoriais de isenção, independência e imparcialidade.
Sempre em consonância com as normas enquadradoras na sua atividade, previstas no Estatuto da Imprensa Regional, na Lei da Imprensa e na Constituição da República Portuguesa.