Notícias de Gouveia. “Defensor dos Interesses da Região”
Dia 12 de Fevereiro de 1914, nascia o jornal Notícias de Gouveia (NG). Durante os primeiros três anos, intitulou-se Semanário Evolucionista, na linha das confissões políticas que animavam os seus fundadores. Até ao número 17, a redação e a administração situavam-se na Rua do Ouvinho, sendo proprietário João Pinto de Sousa e diretor Afonso Xavier de Oliveira Fonseca. Sucedeu no cargo, José de Almeida Motta, que passou a ser o novo proprietário e reconhecido fundador do Notícias de Gouveia, a partir da publicação nº13, a 7 de maio de 1914.
Em 1916, José de Almeida Motta abandonou a designação de Semanário Evolucionista e o jornal passou a proclamar-se “Defensor dos Interesses da Região”. Mais tarde, viria a assumir funções, Carlos Gomes de Almeida Motta, seu filho, nomeado subdiretor em maio de 1954 e mais tarde diretor em junho de 1970. De realçar que em 1950, o NG esteve, a convite, na fundação da Associação Portuguesa de Imprensa.
Em outubro de 1995, o jornal passou para a titularidade da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), tendo Carlos Gomes de Almeida Motta sido substituído, no cargo de diretor, por Hercílio Azevedo Ribeiro. Em julho de 2007, por força de imperativos de ordem legal firmados na nova legislação que veio regular o sector, alterou a sua periodicidade de semanal para trimensal (sai aos dias 10, 20 e 30 de cada mês).
No presente, a equipa é composta por Paulo Prata, jornalista e chefe de redação; Paulo Saul, gráfico, paginador e administrativo e Liliana Carona, jornalista e diretora do NG, que assumiu funções em novembro de 2015, a convite da administração da ABPG, na pessoa do Presidente da Direção, Luís Carrilho. O NG, além da edição em papel, está disponível online, em www.noticiasdegouveia.pt, no facebook, no Instagram e no Youtube. Tem sido promotor de diversas iniciativas, a maioria de cariz inclusivo ou solidário, como o Calendário dos Pastores Mais Belos da Serra da Estrela, de 2018.
Em 2020 iniciou o ‘In Press Cool’, programa de promoção da literacia mediática em jovens: uma abordagem focada na imprensa regional, que teve como principal objetivo alertar para a temática das fake news, com ‘mini formações’ em contexto de sala de aula e oferecendo assinaturas digitais aos alunos dos 2º, 3º ciclos e secundário do Agrupamento de Escolas de Gouveia. O programa mantém-se ativo até aos dias de hoje.
Em janeiro de 2022, lancamos a iniciativa "O estagiário"...- A experiência nunca envelhece. Pela literacia mediática. Um programa de promoção da literacia mediática junto da comunidade de alunos da Universidade Sénior de Gouveia. Os alunos e alunas da Universidade Sénior de Gouveia podem colaborar com o NG, num espaço fixo do jornal centenário, com vista à aprendizagem dos diversos géneros jornalísticos e por uma maior literacia mediática.
O Notícias de Gouveia tem página na Wikipedia desde 2024, criada pelo aluno de Engenharia Informática do Instituto Politécnico da Guarda, Miguel Costa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcias_Gouveia
Assinatura Anual
Jornal Notícias de Gouveia
Digital
22€Papel + Digital
42€